Como funciona o fluxo de criatividade?

Atualizado: 13 de jun. de 2021


Você se considera uma pessoa criativa?


Por muito tempo não me considerava nada criativa.

Nunca foi uma área que estimulei na minha vida, e inclusive, quando alguém me perguntava eu afirmava com bastante convicção que eu não era uma pessoa criativa.


Mas na verdade, conforme fui entrando em contato com essa energia, descobri que eu estava errada, pois não existem pessoas criativas ou não.

Todo ser humano é criativo por natureza, possuindo todos os sentidos, curiosidade, ritmo, linguagem, intuição e entusiasmo. A diferença é que uns permitem que esse dom flua em suas vidas e outros fecham a porta para o fluxo da criatividade.


A maior distorção está em achar que é preciso ter grandes ideias para ser criativo. A criação é uma energia de vida, que vem através de um movimento. Inclusive, a cultura grega, acreditava tanto na vida desta energia que a chamava de Eudaimonia.


É preciso criar um vínculo de amizade com essa energia. O processo precisa ser leve para deixar a magia da criatividade fluir em sua vida. A curiosidade é a chave e o caminho da vida criativa.


Existe alguma coisa pela qual você se interessa? Siga essa curiosidade, pois ela vai te ajudar a manter este fluxo bem aberto.


Recomendo dois livros maravilhosos que me ajudaram muito a entrar em contato com a energia da criatividade:

1- O caminho do Artista, por Julia Cameron (indicação da @magdamartinez )

2- A Grande Magia, por Elizabeth Gilbert (indicação da @isabellamezzadri )


Estes dois livros me ajudaram a compreender que a inspiração está sempre ao meu lado, dando o máximo de si para me ajudar. Então eu me comprometo a me abrir para ela também, ouvindo os sinais que ela envia como forma de se comunicar. Eu confio nela e ela confia em mim, esse é o nosso acordo.


E você , como está a sua relação com a sua criatividade?


Gratidão @rafapanzini que postou um lindo kind reminder que me fez refletir ainda mais sobre a grande magia da criatividade. You don’t need ideas to create, you need to create to find ideas (Você não precisa de ideias para criar, você precisa criar para encontrar ideias).


#tassivale #criatividade #criar

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo